5 Passos para construir a reputação através das Redes Sociais

Tempo de leitura: 5-10 minutos.

A reputação é um processo que permite construir sua imagem diante do seu público. Também é o fator de decisão em um processo de negociação, onde seus futuros contratos decidiram mais a seu favor, conforme o conhecem. E a diferença entre o sucesso em um momento de crise.

Todo negócio bem sucedido tem sempre uma excelente reputação. E mais que ter milhões de seguidores, é que sua imagem seja um exemplo diante daqueles que o enxergam como uma solução para eles.

E como construir uma reputação através das Redes Sociais? Nós reunimos 5 passos.

1. Planejamento é uma atividade contínua - A palavra plano significa ter um modelo de como chegar até o objetivo e com quais recursos avaliando e prevendo cenários positivos e negativos. A reputação é uma variável sensível, e sua construção vai depender de como você a projetou.

Quando uma grande campanha ocorrer, o mês passar ou um período conturbado acontecer, lembre-se de reavaliar suas táticas.

2. O conteúdo precisa ter conexão com o contexto - As Redes Sociais são uma tentação. E pegar todo contexto para importar suas qualidades ao seu público pode ser uma má ideia. Especialmente se você não é muito adepto de planos. Todo conteúdo deve expressar o negócio e as pessoas a quem ele se direciona. Logo, o conteúdo precisa atender a demanda.

Pois quem vai se interessar para ler este conteúdo? Seus clientes, é obvio.

3. Não ignore o seu público e nem os seus haters - Público é um grupo bem abrangente. Quando identificamos nosso, chamamos de leads e clientes. Mas há diversos, que podem surgir em crises, ou através delas. Ou ainda apenas lammers ou trolls. De Haters à entusiastas, é preciso ter olhos voltados para cada um. - Nas redes sociais, o público tem uma força bem mais poderosa que fora delas. Então não ignore nada.

4. Seja transparente - Transparência é uma forma de fortalecer sua imagem. Na Rede Social quanto mais for simpático e aberto as suas intenções, as pessoas lhe serão mais próximas e mais apreciativas. Do contrário ninguém se associa, defende ou compra de uma pessoa ou marca desconhecida.

5. Avalie seus atos on e off-line - O mundo dos negócios está muito conectado hoje. Mas ainda existe uma forte presença do mundo off-line que não pode ser desprezado. Ainda funciona o poder do Dress Code e da etiqueta social que deve ser fortalecida juntamente do Online.

- Não subestime o poder do contato em ambos ambientes, as pessoas se lembram de pequenos atos.

E até recente tempo, um cliente nosso passou por uma situação de crise, onde podemos realizar uma assessoria em conjunto com todo o trabalho de Marketing de Relacionamento durante os seus anos de crescimento que pudessem resolver o caso sem maiores problemas. E com um saldo positivo.

Porque através desse pequeno transtorno, o cliente recebeu convites para outros trabalhos e a possibilidade de fechar acordos fora do país. Mas foi preciso um trabalho sério durante todo o processo, para que a crise, quando ocorreu, se torna-se uma faísca e no final se transformou-se em uma oportunidade.

Não acreditem em Marketing de Milagre. Não existe milagre em Marketing.

A Junqueira Consultoria é uma empresa de consultoria de Marketing, Publicidade e Design. Somos especialistas em Redes Sociais, Marketing de Relacionamento, Jurídico (Escritórios e Advogados).

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