5 Razões para investir em um logotipo

1. Identidade Visual

Todas as pessoas gostam de definir sua própria identidade. Seus gostos, desejos, necessidades, um lugar para chamar de seu. Com qualquer negócio não é diferente. Quando um produto possui uma 'face, corpo e forma', ele se torna mais aceito e mais atrativo. Construindo um elo com mais facilidade.

As cores da embalagem, o desenho do papel de bombom, a chamada especial no cartaz, são efeitos que permitem as pessoas criarem um relacionamento semelhante a um time que elas torcem.

2. Associação

O que associamos o refrigerante? Coca-Cola, Pepsi, Grapete, Fanta. O que vem a cabeça de imediato? A imagem de cada uma dessas marcas. Quando compramos, compramos por associação. O gosto apesar de ser um resultado sensorial do paladar, o ser humano para guardar a sensação cria uma forma.

Se você oferece para ele uma orientação da forma, ele associa o gosto bom com a forma. Ou seja, a qualidade do gosto\textura se associa com o logo da empresa. Quando se pensa no logo ou no produto, o efeito é quase sentir o gosto do refrigerante.

3. Marca

Quando as pessoas querem determinar uma atitude, elas costumam querer deixar uma marca para registrar o momento. Fazendo uma tatuagem, colocando uma bandeira no topo do Everest, produzindo uma Selfie com um monumento importante atrás. Isso é deixar uma marca, o momento tão importante. Logotipos são elementos visuais que conectam um momento no tempo a ser lembrado.

Quando alguém lembra de uma empresa, ela não associa de imediato 'rostos' e sim sinais visuais. Pense em um bom atendimento promovido pelo Burger King - antes de lembrar do rosto e o nome, a primeira imagem associada é o logo da empresa.A marca conta uma história, e quando nos lembramos ou associamos, essa marca surge em uma visão mental como se fosse uma capa de um livro.

4. Memorização

Negócios que querem criar um momento, serem registrados na memória de uma pessoa ou público. A melhor forma é fazê-lo através de um artifício visual ou verbal (Naming\Tagline[Lema]). A nossa memória é associativa, quando vamos em um restaurante associamos melhor um cardápio com figuras do que um sem. Mesmo que o prato venha diferente da composição, sempre visualizaremos aquela imagem para toda vez que pedirmos aquele prato.

Quando citamos o restaurante ou lemos o seu nome, ouvimos ou um sentido nosso desperto para alguma dica sensorial (Paladar, olfativo, auditivo, visual e tato), uma imagem nos permite acessar variadas experiências. Pense no Castelo do logo da Disney, do Lolo, Da Nestlê Surpresa, Do SBT, Da Universal Studios, Netflix.

5. Estratégia

Logotipos são gatilhos mentais (como Mindset) que ativam sensações e comportamentos nas pessoas. Quando elas elas possuem experiências boas ou ruins, o trabalho do design é de construir uma marca visual que permitam uma harmonia positiva dessas sensações e memórias. Quando falamos de estratégias sobre essa relação é precisamente em analisar como um logotipo impacta nessas reações em que auxilia em ativa-las.

Um logotipo que parece insinuar uma imagem depreciativa vai incomodar e não vai resultar em um efeito desejado, por outro lado, um logotipo que expresse universalidade e neutralidade, pode agradar evitando conflitos.

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