Por que mercado de nicho é considerado um desafio?

Há 5 razões para acreditar que o mercado de nicho é um desafio. O comércio normalmente argumenta que a linha de produtos que são consumidos por um público específico está em queda ou que o nicho em questão é mais difícil dentro de uma concorrência contra os produtos de massa. E a compreensão sobre o porque o mercado de nicho pode ser sim uma excelente opção - a seguir listo a importância da Consultoria de Marketing.

1. ONDE ESTÁ O SEU PÚBLICO?

O público de mercado de nicho é bem específico. Não é qualquer um que vai comprar. A definição de qualidade e venda não concorre com as mesmas regras do atacado. O nicho tem uma particularidade. Eles são únicos e direcionados. Portanto o público é sensível a qualidade e conteúdo muito mais do que um produto de massa. Se você não sabe qual é o seu público, no mercado de nicho, é o mesmo que esperar o declínio do negócio.

2. É PRECISO DE PROPAGANDA

Um sabonete vende. Por quê? Nós precisamos de sabonetes. Mercado de nichos são geralmente um uso específico de produto que não se enquadra em conveniência, e sim em personalização daquele grupo. Fãs de Star Wars vão preferir adquirir produtos com a ideia da saga. E serão por si, influenciados a toda comunicação dela assim direcionado. Um produto de nicho não atende a ideia de que todos vão comprar.

Exemplos como loja de colecionadores onde o ticket médio é R$ 1.000,00, já dispôe que o seu público não é qualquer um. Onde está o seu público? Como você sabe onde está? Divulgando. Publicando. Chamando. Realizando.

3. O PRODUTO NÃO VENDE POR SI

Produtos nichos possui uma atração pelo consumidor quando este é atraído pelo negócio que o vende. É óbvio que um fã de Harry Potter irá procurar por lojas, brechós e colecionadores, mas ele adota uma marca quando a marca vai até ele. E o que confere essa 'fidelidade' é o uso da Propaganda. Mas do que mercado de massa, a propaganda é fundamental e vital para manter o negócio de nicho vivo.

Quando um público está se iniciando no consumo de produtos específicos, eles precisam de todo o material necessário para se convencerem. Não é o mesmo que vender a ideia de ver filmes em telas enormes (cinema). No passado o cinema era um mercado de nicho em contrapontos de teatros. Hoje são mercados de massa. Mas nos anos 50-60 quando houve o auge, os empresários investiam fortunas em Marketing para apresentar uma verdadeira atração digna de Óscar para exibir uma sessão.

4. PESQUISA DE MARKETING

Todos gostam de sorvete? Talvez a resposta seja unicamente positiva. Mas quando falamos de sorvetes que são light, zero açúcar, que não contém lactose ou que são de uma marca específica, já podemos dividir o público em grupos. Quando fazemos, fazemos o Marketing para mercados de Nicho, é para entender de fato que tipo de público consome o seu produto e em quais condições. E nestas condições, como o produto é observado (Visto e valorado pelas pessoas).

Mercado de colecionador no Brasil está em alta, apesar do que ouvimos, é que há 'audiência' zero. Contrário seria o sucesso após 6 anos do evento CCXP realizado em São Paulo. Que reproduz os modelos da Comic Con americana, é que este mercado de nicho (seja Geek) ou outros, estão em expansão. E por quê? Para alguns que investem em Marketing, o nicho é uma oportunidade de ouro. Para os que investem neste empreendimento adotando o "achismo" e aplicando regras do mercado de massa, por outro lado, terão um cenário negativo. No estado de São Paulo, no Jardim Paulista é uma verdadeira Meca de Colecionador, possuindo o valor de terra mais caro do Brasil. Sorte? Marketing para mercados de nicho.

5. QUEM VENDE?

Mercados de nicho produzem públicos de nicho. Esses públicos são mais especialistas que o mercado de massa. Eles não são pessoas comuns que entram nas lojas apenas para olhar. Como um apreciador de arte, eles são Marchand procurando por peças raras. Então eles costumam conhecer a mercadoria aos quatro cantos. É interessante conversar com um colecionador e perceber que a conversa dele com um vendedor parece um debate científico.

Você não convence um consumidor desta área pelo menor preço e promoção. E sim pela raridade, singularidade e personalizado. Neste mercado você precisa conhecer o produto 100%. Conhecer a localidade do seu público e o seu público com uma margem mínima de erro.

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