5 Táticas de como trabalhar seu relacionamento com o cliente

Empatia com o cliente gera mais retorno do que tentar persuadi-lo apenas com ofertas. O poder do Free ou do 'quase' Free tem realmente um força única, mas não constrói laços.

E apesar de falarmos de empresas e consumo, e esse conceito nos permitir pensar em "Branco e Cinza" e num relacionamento mais formal de hierarquia, a geração atual vê as empresas como agentes transformadores sociais e refletem sobre si mesmos um movimento social, portanto não veem mais as empresas unicamente como 'Prestadores de serviços' e sim como um grupo de pessoas que desenvolvem a economia.

1. Responde a pessoa que falou que a empresa

Parece básico, mas tem empresa que não retorna um OI para as pessoas que entram em contato com elas através das Redes Sociais. A primeira impressão é que fica, e na internet, a impressão diária tem o impacto sempre da 1ª impressão. Não responder uma pessoa significar ignora-la. Para a pessoa ignorada, e não ser o centro da atenção, significa 'VOU PARA OUTRO QUEM DARÁ O VALOR QUE MEREÇO'.

2. Pessoas respeitadas, significa Reputação Positiva

O cliente não é o rei, e sim uma pessoa. Esse é o conceito de estratégia de empresas humanistas. Definir que quem trabalha na empresa e a frente dela (cliente) são pessoas. E que realizam uma troca de serviços gerando benefícios entre elas.

Uma empresa que fornece o benefício e garante que a pessoa tenha palavra e discute a qualidade e esse impacto se são respeitados, você consegue construir uma reputação. E a reputação é o fator de decisão que faz com sua empresa, simplesmente, sobreviva em cenários de vacas gordas e até mesmo de vacas magras. E durante uma crise é vital.

3. Seja o orientador do cliente

A palavra 'Parceiro, sócio' que muitas empresas gostam de usar para agregar o valor de 'relação' não tem um impacto muito relevante. Porque ser parceiro ou sócio do negócio significa ter o ganho de pró labore. Na verdade o cliente paga pelo serviço. Então não há sentido em chama-lo de sócio.

Sugere que 'este' sócio para ganhar é preciso pagar por sua parte enquanto os demais sócios não pagam para ganhar pelo serviço prestado. O certo é pensar em ser orientador do cliente e torna-lo um estudante e ensina-lo o que ele precisa aprender para atingir as metas que ele quer. Essa definição o ajuda a focar melhor suas energias no que interessa e a do cliente de ouvi-lo.

4. Ouça o cliente

Ouvir o cliente é uma raridade. Mas se o objetivo é manter uma margem de lucro e de que a empresa sobreviva, então ouvir o cliente faz parte vital desse processo. Ouvir o cliente no hábito comum é ter uma resposta na ponta da língua. Mas a verdade é que ouvir é entender de fato o que o cliente veio faze ali.

Não tente deduzir, pergunte e ouça. Quando as empresas compreenderem que ouvir remove 99% dos problemas de expectativa de resultado para resultados com máxima precisão, vão parar de apenas 'estar' na presença do cliente.

5. Conteúdo 'cool'

Lembre-se que as Redes Sociais nos dão a falsa impressão que tudo é uma brincadeira. Mas o seu cliente que tem o poder de compra, ele precisa ter em mente "Benefícios da função e ostentação da estética" amarrados. Então não adianta ter conteúdo como MEMES, Polêmica ou pilares sensíveis se você não direciona para o seu público o interesse maior, que é apresentar o produto.

Normalmente o uso do conteúdo 'cool' está relacionado com o fato das empresas pensarem que sendo 'amigáveis nos posts' terão uma garantia de 'sorriso' e portanto compra. E mesmo que certas pessoas afirmem que foi por este caso, ainda estamos falando de uma parcela segmentada, e os demais, veem sua empresa como séria?

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