Marketing Digital para Varejo

September 24, 2019

O que se pensa no título acima é apenas o termo E-Commerce. Mas o varejo físico atende pela demanda de Redes Sociais que também possuem integração com lojas virtuais como o Facebook e Instagram, o último com mais destaque por favorecer ações e campanhas com mais custo e benefício.

 

 

 

As pesquisas de Marketing que mais atenta para o lado positivo para o Varejo são aquelas que atendem a chamada de integrar os canais, o chamado Omni-Channel. O que acontece? As pessoas procuram por conforto, facilidade e agilidade. Hoje vivemos mais, mas trabalhos muito mais também. Enquanto que procuramos por opções de lazer, a exaustão se faz presente, logo o lazer acaba prejudicado e o burnout acaba virando uma realidade.

 

A procura por serviços que possam ser utilizados através do celular se tornou uma experiência ampla. O crescimento vertiginoso do mercado do E-Commerce não apenas surpreende desde de 2000, como abre a possibilidade de pensar que o Varejo físico e virtual possam coexistir. Aliás é amparado que para manter a saúde física e mental, usufruir de um passeio e porque não, visitar a loja preferida do que apenas navegar por sua versão virtual.

 

As interações hoje se resumem em conteúdo interativo e audiovisual. E esse por último tem sido o preferido. Não muito tempo, que era unânime que as pessoas procurassem textos enormes para ler, mas o padrão de consumo mudou, e o rei hoje são os vídeos. Plataformas como Youtube, Vimeo, Watch, IGTV e Tik Tok, são populadas por um mercado consumidor que espera por praticidade e o conceito DIY (Do it yourself, faça você mesmo).

 

Marketing Digital.

 

O profissional de Marketing e Publicidade encara uma realidade onde conhecer ferramentas de tecnologia se tornou uma obrigatoriedade, e muitos reclamam dos requisitos de ocupar cargos que mais exigem conhecimentos ecléticos do que focado. Mas, Marketing sempre foi uma universalidade de conhecimentos, então apesar das exigências parecerem um absurdo, na verdade é uma normalidade. E ainda mais a importância, quando se atua em Marketing Digital, onde a tecnologia e análise de mercado são irmãs.

 

Hoje um profissional de Marketing precisa pensar como um cineasta. Após um período de 5 anos de pesquisa, pude ressaltar que o conhecimento em cinema, indústria de fotografia e design se unem como uma corda firme. O procura-se é fincado em "Marketing Digital analistas" e "Criadores e Editores de vídeo". Por fora, a criação de vídeo se tornou o novo redator.

Criadores de Vídeos

 

Podemos denominar diversos nomes para quem cria ou edita vídeos. Há um termo novo na praça, Motion Graphic que representa a ideia que o vídeo ganhou um novo cenário. Há muito tempo que a onda "Youtube" e a bolha "Youtuber influencer" é parte da solução das empresas.

 

Quantas propagandas e anúncios o fizeram lembrar tempos depois? O meu preferido são os vídeos do Madero, embora não tenha uma dieta carnívora ou tampouco venha experimentar, os vídeos são um exemplo de como a união de conhecimentos de diversas áreas é crucial para criar uma animação de 3 minutos e gravar para sempre na mente o que é Madero.

 

Por que isso acontece? Porque é a forma mais forte de criar o laço Storyline. Sim vídeos contam história, e pontuam em nossa visão e audição ao mesmo, o que apenas imagens fazem no visual e o que apenas a música fazem no ouvido. Quando há combinação, renovamos o conceito de Stoytelling. Vídeos são a forma mais poderosa de passar informação, criar mensagem, dar sentido, envolver, gerar ação, criar comprometimento e agregar valores. Notou a força?

 

É preciso conteúdo de 2-3 meses para imagens\textos e esporadicamente GIFs para que um vídeo consiga em 1 dia expôr o impacto emocional correto.

 

Impacto Vídeo.

 

O uso do vídeo no dia-a-dia, é colocar um DISPLAY no varejo. Uma ação presente através do que conhecemos como eletromídia, mas mais personalizado é de oferecer uma VISÃO de como funciona, do que se trata, programas sociais, equipe, locais de compra, o que se vende. Em um slide simples de 9 segundos a mensagem é simplesmente mais FORTE do que dois meses enviando fotos pela internet. Mas um não dispensa o outro. Por quê?

 

Vídeos são como um foguete, se tiver sucesso é um rojão que ilumina a noite. Mas se tiver fracasso, é o mesmo rojão incendiando a floresta. O impacto de uma nota de esclarecimento feita por vídeo tem claros resultados mais positivos e eficientes que usar uma imagem de uma pessoa sorrindo ao fundo com um textão. Mas é mais rápido de produzir do que um vídeo que pode durar um dia ou algumas horas.

 

A durabilidade do vídeo determina que nossa mente prefere 'dinamismo'. Razão pela qual vemos plataformas como Instagram ganharam força mesmo que o conceito 'Foto' pareça ultrapassado diante do vídeo. O termo uma imagem vale mais que mil palavras agora ganha um novo bordão - um vídeo vale mais que todas as imagens e palavras do mundo.

 

Mas assim mesmo que um vídeo seja considerado um marco, ele não pode andar sozinho nessa estrada. Textos, imagens, gifs, interatividade, gamification e etc. São recursos que devem ser utilizados insistentemente. E não excluídos.

Vantagens do Marketing Digital.

 

Varejo atenta por aluguel e encargos dos seus vendedores, então precisa converter o lucro para manter os dois fatores e lucrar ao mesmo tempo. E para isso consiste em abrir um canal que mais favorece a sua venda e com certeza sua visibilidade. Sem ela, a melhor ação não vai atrair ninguém. E sobretudo a experiência na loja garante o retorno do cliente. Nisso consiste o alinhamento Marketing e Vendas, Atendimento e Comunicação.

  • Visibilidade além região;

  • Aumento de lucro;

  • Aumento de confiabilidade;

  • Aumento de público e clientes;

  • Expansão do negócio - Regional, Nacional e Internacional;

  • Construção da Reputação.

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