Home Office - Uma Nova realidade

March 22, 2020

A adaptação para tempos de crise é reforçada com calma e organização. Home Office pode ser um passo desafiante, mas a solução é apenas se concentrar no espaço, na gestão de recursos e na sua saúde enquanto transfere o seu local de trabalho lá de fora para dentro da sua casa. E para ajudar, seguem 10 Dicas indispensáveis para criação de um local de trabalho no conforto do lar permitindo os resultados que você precisa atingir.

 

 

 

1. NÃO LEVE O TRABALHO PARA A CASA

 

Escolha uma parte de sua casa, de preferência diferente de onde relaxa ou dorme, se não for possível, defina fisicamente este espaço para compreender que naquela cadeira e mesa, você está trabalhando como se fosse num escritório. Não misture os espaços, na medida do tempo, sua percepção, foco, esforço são substituídos por uma dose de distração que vai sabotando o seu dia-a-dia.

 

Coloque um quadro de avisos, material de escritório, canetas, listas de tarefas a mão e todos guardados neste local que você pretende trabalhar. Não leve seu laptop pelos cômodos, pode parecer uma boa ideia, mas não é.

Espaço de trabalho precisa ficar bem claro para você.

 

Ali você trabalha. Fora dali não é o seu 'escritório'.

 

 

2. ESTIPULE UM EXPEDIENTE

 

Apesar do nosso lar, o tempo variar, não faça horários picotados. A tendência é de não manter uma disciplina. Para algumas áreas de atuação, como a publicidade, não é persistente trabalhar aquele período e apenas. Você tem "consultas" durante o dia. Mas mesmo assim, defina etapas do seu trabalho. Pela manhã você atualiza as Redes Sociais, confere os contatos para quem ligar e executa a agenda necessária. Não deixe as tarefas se acumularem.

 

3. FAÇA UM RITUAL MATINAL

 

Repita o processo que você faz pela manha para sair para o trabalho. Acorda, faça um exercício, tome um café da manha, tome um banho. Visita uma roupa, praticamente o seu uniforme de trabalhar e mãos à obra. O seu condicionamento do dia-a-dia vai lhe presentear com a mesma disposição quando realizar o trabalho em sua casa, sem perdas da eficiência que tinha quando fazia o trabalho fora.

 

4. DESCANSE

 

Faça intervalos regulares. A gente costuma separar o ambiente familiar do corporativo porque sabemos que quando nos esforçamos aquelas 8 horas, vão ter o descanso de nosso sofá merecido. Mas aqui sua sala de estar fica no quarto ao lado. Essa divisão praticamente desaparece depois de alguns dias de sua adaptação. Logo, faça as tarefas que são urgentes logo. Depois organize o que precisa fazer ou que pode ser feito ao longo do dia ou da semana. Levante, leia um trecho do livro e volte para o que precisa ser feito.

 

Mas não fique 24 horas por dia colado no trabalho. Como voltamos do trabalho para descansar, obrigatoriamente nós paramos. Em casa, essa parada não existe na prática. Você pode virar a noite com muita facilidade.

 

5. ORGANIZE SEU DIA

 

 

Separe cada dia da semana para realizar suas tarefas de trabalho. Como se fosse lá fora, não se atrase ou falte o dia. A vantagem de estar em casa, é que você pode contar um repouso mais descontraído do que se estivesse em um ambiente formal e corporativo.

 

Tenha um agenda física, um quadro e post-it. É fácil esquecermos de muitas coisas quando estamos trabalhando. E na fase de adaptação e ao longo prazo, estar em casa e trabalhar não é tão simples como parece. Mas não é um bicho 7 cabeças.

 

6. ESTABELEÇA PROJETOS

 

É fácil aceitar projetos no trabalho, pois como vamos voltar para casa, costumamos dividir o nosso tempo lá com o nosso social. No Home Office não existe divisão de campo social\familiar com corporativo, não de uma forma natural. Você precisa ser o(a) gestor(a) dessa situação. Para isso não abocanhe projetos maiores que possa executar. Em alguns itens anteriores, falei que a nossa percepção de limites não é muito visível quando estamos em casa.

 

Logo pegar projetos enormes, pensando que o conforto da sua casa, vai lhe permitir mais progresso. É um engano. Em casa estamos mais descansados. Portanto temos a total liberdade de dizer - "Não. Agora estou cansado e vou descansar.". Com projetos urgentes, essa realidade não é compreendida muito rapidamente. E você negligenciar sem querer os prazos. Se adapte primeiro a realidade Home Office, depois pense em projetos complexos.

 

 

7. MANTENHA SUA SAÚDE

 

Ao passo que temos que nos manter fortalecidos para aguentar o estresse, pressões e situações imprevistas em um ambiente de escritório. Nada muda estando em casa. Se você tem filhos, animais de estimação, a casa pode não ser muito movimentada, mas pode acontecer de seu filho pequeno entrar no seu espaço de trabalho e ficar fazendo barulho tirando sua concentração. Ou o barulho do vizinho que resolveu escutar os clássicos de Richard Clayderman. Ou a buzina do carro no estacionamento. Latido de cachorro.

 

A poluição sonora ainda persiste, se não igual ou pouco diferente. Mantenha suas relações familiares de forma sadia. Não leve o trabalho para fora. Por isso a organização é fundamental. Quais os horários de não pico em sua casa? As brincadeiras das crianças não veem que há alguém trabalhando. Essa não deve ser uma distração. Então mantenha o pique. Levante da cadeira. Tome um suco ou beba água. Se alimente bem. Evite de comer na mesma mesa que trabalhe. Se não puder, guarde o material e não fique olhando os números de vendas. Veja um programa, vai assistir Netflix.

 

Diferente de muitas vezes que vemos as pessoas olhando seus celulares falando com o cliente enquanto come. Em casa, você tende a ficar menos atencioso, pois o ambiente do lar é muito prazeroso que o do trabalho. Existe um sentimento diferente, o primeiro você quer estar no segundo você tem a sensação de urgência e necessidade. Logo, mesmo cansado, tem mais incentivo ao trabalho e sua continuidade do que em casa.

 

8. MULTITAREFA NÃO É UMA BOA IDEIA

 

Embora seja um aviso de precaução. Todos nós hoje somos multitarefas nos ofícios. Mas se você nunca fez Home Office. Sugiro ir com calma. Primeiro estabeleça o espaço que vai trabalhar, depois crie uma agenda (De preferência física). Ter uma agenda física nos permite ter mais foco. Quando vamos ao computador nos perdemos na internet a procura de nossas tarefas.

 

Como em casa, estamos mais relaxados. Qualquer coisa que nos canse é fácil ficar bem mais cansado do que o comum. A pressão existente é bem menor que estamos em um ambiente estranho. Então fazer muitas coisas ao mesmo tempo, todos os dias, você vai perder totalmente a disciplina. E seu trabalho não vai render. Não faça multiplas coisas. Faça cada coisa em sua ordem de prioridade.

 

9. HOME OFFICE X WORKHOLIC

 

Quem são viajantes de 1ª viagem em Home Office tem uma tendência enorme em sofrer de burnout após um tempo. O perigo mais imediato é que como está ligado ao seu ambiente de descanso e lar. A associação de estresse pode trazer um ambiente familiar em um ambiente negativo. Tanto em saúde como em relação de trabalho você terá uma queda perceptível.

 

Estar em casa não significa em esquecer que existe intervalos e momento do final de expediente. Respeite os finais de semana e os horários comerciais. Não se permita estar 24 horas disponíveis, pois sua casa lhe permite muitas vantagens, mas também pode ser um tiro no pé se pensar que isso significa sem limites.

 

10. TRABALHO E ENTRETENIMENTO

 

Não misture os dois. Ou um ou outro. É muito comum, alguns Home Officers, trabalharem e verem séries de TV, filmes ou até escutarem música ao mesmo tempo que executam uma tarefa. Dependendo do tipo de tarefa, não é nenhum problema você escutar música, em especial, instrumentais. As vocais já tiram atenção, e de forma significativa.

 

Ver alguma exibição, sua atenção simplesmente se desloca 100% para atração. Se estiver lidando com clientes, atividades de criação, redação ou pensamento lógico. Não recomendo. Foque na tarefa. Se for uma tarefa operacional. Mesmo assim, veja a gravidade da tarefa. Às vezes um erro pode ser uma enorme dor de cabeça.

 

Deixe o entretenimento para depois, após um dia de trabalho bem feito.

 

SOBRE

A Junqueira Consultoria é uma empresa de Consultoria de Marketing, Publicidade e Design. Seu CEO e Diretor de Marketing Rafael Junqueira é especialista em Marketing Digital, de Relacionamento e perito em Marketing Jurídico há mais de 7 anos e possui experiência em trabalho de Home Office para consultoria de Marketing. Siga nossas Redes Sociais e Site.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

© 2015-2018 Todos os direitos reservados a Junqueira Consultoria - Desenvolvedor: Rafael Junqueira

Onde estamos

R. Sete de Setembro, 43 - 3º Andar - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20050-003

Junqueira Consultoria

  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

Redes Sociais