Marketing é essencial em tempos de crise?

March 28, 2020

O costume é pensar em Marketing ou Planejamento de Marketing como uma ação simplesmente direcionada a aplicar ações de vendas ou campanhas. Mas não. Marketing é em abrangência muito mais rico que um plano que visa vendas efetivas. Trata-se da análise comportamental de consumo. E isso significa avaliar dentro das condições normais (sem crise) em situações adversas (com crise) como as pessoas estão interagindo.

 

 

 

É através do Marketing que também avaliamos cenários como esses que nos encontramos. O isolamento da população não é imprevisível assim. Quando levantamos a questão da viaibilidade de um empreendimento ou de lançamento de um produto, levantamos a questão: E se o produto ou negócio tiver um impedimento?

 

E quando houver esse impedimento, como agir? É neste período que reavaliamos nossas prioridades e critérios de avaliação do que podemos ou não podemos fazer. Em situação de isolamento, quem possui comércio unicamente físico, venda de bens, percebe que com a ausência de um plano de Marketing, resta esperar que a condição da calamidade passe.

 

Ou seja, fatores externos não controláveis passar reger  as regras. O problema maior é quanto tempo esse isolamento pode permanecer. As estimativas sempre avaliam pelo impacto local e geral. E a depender dos cuidados, furos no isolamentos, negligência, mutações do vírus, são variáveis que influenciam diretamente no prolongar desse isolamento.

 

Por quanto tempo seu negócio pode ficar paralisado sem ter prejuízo? Como pensou em realocar o seu ponto de venda? Você pode transformar o que era vendido como bem (produto físico) em prestações de serviços? Como isso seria feito? Quanto de investimento é preciso para tal transformação? Você possui plataforma alternativa? Seus clientes conhecem estes canais alternativos? E a pergunta fica exatamente neste ponto, você possui um planejamento de Marketing?

 

Marketing nunca foi apenas um termo sinônimo de vendas e nunca será uma dedução lógica feita de cabeça. E sim um documento redigido da coletânea de toda a pesquisa que você realizou para dar forma e solidez ao negócio. Reflexões científicas e econômicas que foram capazes de argumentar na existência do que você comercializa. Antes de um produto sair nas prateleiras, é pensando por meses ou anos, como será o lançamento, suas características, que público vai atender, existem grupos específicos (nicho), quando o produto tiver sua validade de vida expirada ele vai ser descontinuado ou atualizado. Quanto isso vai custar? Vai valer a pena? E assim por diante.

 

É dentro do conceito de Marketing que avaliamos o tempo de validade e expiração das ações da empresa, e a própria existência da empresa. Dentro e fora de cenários de crises. Sejam elas crises controláveis (ações da empresa) à crises não controláveis.  E sobretudo a avaliação do Marketing sempre, avalia estados imprevistos. Pois são neles que existe o baque. O estados imprevistos não são apenas situação de calamidade, desastres naturais. E sim uma comunicação equivocada, uma campanha que pode ser mal entendida, um produto que pode gerar mal estar. São cenários de crise. Como proceder? E o que cada cenário desse tipo, pode provocar, a longo prazo a marca da empresa?

 

Analisando o cenário atual de coronavírus (COVID-19), as empresas se posicionam com cuidado. Pois todos nós vemos as empresas como lideranças diante da crise. Assim como o país reflete essa liderança através da presença de autoridades que foram eleitas para governar. Nas duas esferas, a comunicação é simples, como as pessoas verão o seu empreendimento após a crise. Durante essa fase é que são construídas as pontes mais forte de qualquer negócio de sucesso. O impacto é sempre num cenário de necessidade. É sempre bem maior.

 

Portanto a sua ausência do cenário adaptado diante da crise ou sua presença à ele, deve ter sido planejada. E não adaptada por improviso. E agora você vai pensar em um plano que adeque. A ausência desse plano, fechou o comércio com apenas duas medidas disponíveis: Demissão ou férias coletivas. Poucas indústrias no Brasil estão adaptadas ao trabalho remoto (Home Office\Teleconferência). A demanda por consultoria (prestação de serviços) ou serviços como streaming, consumo digital por assim dizer, está em impressionante evidência agora. Você não depende do físico para obter. Pelo menos não precisa de um recurso 'extra' do que já possui para consumir.

 

O aumento do consumo de serviços on-line, streaming, vendas unicamente digitais disparou no começo de março, alguns mercados a conta atinge 18% de aumento. E garante as empresas que estavam em pontos de vendas alternativos, um ganha-ganha sem perda devido ao isolamento. Cerca de 1/3 da população mundial está em suas casas em regime 24/7. Apenas os serviços essenciais físicos, como farmácias e padarias, mesmo assim registram pouco publico. Pois uma parte desse grupo, recorreu ao estoque de comida e recursos para o período de isolamento.  Fora esses, os demais fecharam as portas. E precisamos falar sobre esse descompasso.

 

Quando falamos de Marketing, dedicamos no tempos de paz (fora da crise) como o seu negócio pode ser adaptado a situações específicas, pois a exceção sempre será uma pauta recorrente. E mais do que o normal, sabemos que a exceção é um fator bem mais comum que a normalidade.

 

Estágios de chuva que param cidades é um exemplo típico. A falta de energia elétrica obriga as maioria dos escritórios liberarem seus funcionários mais cedo. Quais são os itens recorrentes aqui? Falta de preparo para uma alternativa. A contenção do negócio.  Investimento em Planejamento de Marketing fora da crise nos permite apenas 'desligar' atuação física e passar o ponto de venda alternativo sem delongas ou ansiedade. Simplesmente adotamos as medidas que foram planejadas.

 

SOBRE


A Junqueira Consultoria é uma empresa de Consultoria de Marketing, Publicidade e Design. Seu CEO e Diretor de Marketing Rafael Junqueira é especialista em Marketing Digital, de Relacionamento e perito em Marketing Jurídico há mais de 7 anos e possui experiência em trabalho de Home Office para consultoria de Marketing. Siga nossas Redes Sociais e Site.

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