Táticas de Marketing que transformam sua empresa na Pandemia

Toda crise transforma o cenário e a sociedade em diferentes níveis que perduram anos até que se torne o normal. Hoje ouvimos falar do 'novo normal'. E que deve ser tratado como apenas o normal. A realidade mudou, e demonstrou que as empresas precisam pensar no futuro com mais atenção.

 

O Marketing nunca foi um custo e é exaustivamente 'vendido' como um investimento. E é um investimento. As empresas que se dedicaram a esta verdade, durante o pico da crise, não apenas se destacaram como cresceram.

Na época pré-pandemia, enquanto que era possível fazer 5 visitas aos clientes. Hoje é possível fazer 10 meetings (encontros virtuais). No primeiro caso a demanda exigia um custo. Custo de carro, custo de alimentação, encargos trabalhistas e tempo de deslocamento.

 

 

 

Alguns clientes meus hoje fazem entre 5-10 lives por semana no lugar de 2-3 palestras por semana como antigamente. Essas palestras físicas. O Isolamento impediu muita coisa. Mas abriu a oportunidade para outras. Possibilitou que universidades, empresas e pessoas construíssem uma base mais rica e sólida de conhecimento.

 

A logística é muito reduzida. Ela é simplificada. Hoje os trabalhos nas Redes Sociais quadruplicaram. A demanda por conteúdo diário é 5x maiores que em tempos sem crise. E neste em questão, o conteúdo se tornou mais que rei. Se tornou uma mina de ouro. Convencer o cliente de comprar, agora exige mais. Pois não há vendedor fisicamente.

A mídia paga precisa ser pensada. Ela deve atingir um número de pessoas específicas.

 

Pois não estamos falando apenas de canais de divulgação em massa. Agora pensamos em nicho. A pessoa que mora no bairro do Norte não tem o mesmo padrão de consumo do bairro do Oeste.

Os seus clientes acessam a internet a procura de recomendação. Já existe há muito tempos grupos nas redes sociais que dividem a opinião do atendimento em lojas. E as recomendam ou não. E esses grupos também serve para que essas lojas possam se retratar, em caso de consumo negativo.

 

Durante a crise e o isolamento, muitos sites com Zoom, Lives, IGTV, Watch, Tik Tok e outros recursos similares. Se tornaram o produto mais rentável. As empresas que as oferecem tiveram um aumento. Um Boom. Não uma bolha. Mais um foco maior em conteúdo digital.

 

As empresas que tinham esse plano de Marketing pré-pandemia, apenas fizeram a troca do físico pelo virtual. E não sofreram significativos danos a sua estrutura, imagem e lucro. Não ficam imunes. Mas não tiveram menos contratempos. Nenhuma crise é invisível.  E o que as táticas do Marketing puderam fazer é de realocar, adaptar e manter.

 

As clientes da Junqueira Consultoria investiram em Marketing diariamente. Com o foco de atingir o público trazendo conteúdos confiáveis e atuais. E possuem uma estrutura de Marketing e Publicidade, que as garantem presença física e digital.

 

A citação do general francês Napoleão Bonaparte - "Transformo as crises em oportunidades" demonstrava que a estratégia era uma consolidação de observações cientificas e dados\conhecimentos que o faziam ver a crise como uma oportunidade não como uma crise.

 

Para isso é preciso montar um planejamento de Marketing para esclarecer o que você pode fazer e o que não pode. Como superar. Se é possível superar. Para onde ir. E como ir. Através do plano é possível mapear a crise e sua extensão.

 

E nesse momento mais do que nunca, ter um plano de contingência é fundamental. Pense na importância do Marketing, não apenas para momentos de crise. Mas para qualquer época.

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