Importância da Pesquisa de Mercado

February 21, 2019

A identificação do tipo de mercado em que se quer atuar é um pré-requisito para que o negócio ganhe vida e para que se mantenha. Um dos fatores que mais são influenciados com a existência de uma pesquisa de mercado são quando exploramos as ideias (Insights). Só podemos produzir soluções, sermos criativos quando termos a definição do nosso objetivo.

 

 

 

Por exemplo como aplicação da pesquisa de mercado, qual é a importância da empresa Pantone divulgar todo final de ano, qual será a cor tendência do ano seguinte? A economia é fundamentada em fatos e esses fatos são os que movem as transações do mercado. O impacto da cor que será uma tendência não é escolhida a dedo. É realizado durante o ano conforme o seu uso vai construindo uma base de influência. As cores que mais geraram envolvimento em uma publicação, as cores que mais fizeram as pessoas ficarem agressivas e por aí vai.

 

Essa mesma pesquisa é capaz de revelar o seguinte:

  • Tendências passageiras ou duradouras;

  • Hypes ou virais;

  • Top ou Influencers;

  • Mercados híbridos;

  • Mercados novos;

  • Novos players (empresas\concorrência);

  • Oportunidades e parcerias;

  • Timing e ritmo de venda.

Como é realizada?

 

Toda pesquisa é basicamente um levantamento de fatos. Então a pesquisa de mercado compõe uma infraestrutura de avaliação do ambiente e objeto de estudo. Para identificar as oportunidades é preciso entender se a oportunidade existe, como existe, quais as condições em que essa oportunidade é uma oportunidade, quando significa desvantagem, em quais condições a oportunidade se torna potencial.

 

A pesquisa de mercado não ocorre apenas para o período de pré-fase de planejamento de um produto ou de uma empresa, por isso é tão complexo pensar em uma estrutura de negócio e mantê-la por vários anos. A pesquisa de mercado é um subitem do Planejamento de Marketing, que por sua vez, é uma atividade incessante e rotineira, podendo acompanhar várias etapas do negócio:

  • Lançamento do negócio, do produto\serviço;

  • Anúncio;

  • Gestão de Crises;

  • Expansão comercial e mercado;

  • Manobras comerciais;

  • Efetivação de parcerias;

  • Ações internas;

  • Aumento de vendas.

 

 

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