Gamificação na Educação: Simulando Estratégias

A didática de qualquer conteúdo é melhor aplicada sob as regras práticas do que apenas pela forma da teoria. Não sobrepõe em nenhum momento que um é melhor que o outro quando os julgamos em separado.



A teoria é a base do conhecimento e não é uma dispensa sábia por nenhum estrategista ou pesquisador. Todo fundamento é responsável por construir nosso conhecimento acerca de algo e apenas a prática não associa no final a sabedoria, que terá mais valor que ambas separadas.

A prática é um fomentador de histórias e experiências que nos ensinam a diferença entre expectativa e realidade. Mas também sozinho não funciona sem conhecimento.

Em Estratégia gosto de formular que temos uma união interessante de teoria e prática o quanto podemos comparar. Por isso acredito que o uso de jogos possam ensinar de uma forma segura a teoria que acabamos de aprender.

A seguir um elenco de oito games e suas características que podem oferecer ao estudante e profissional uma simulação do seu aprendizado. Lembrando que os títulos aqui compostos são limitados à nossa realidade, uma vez, que muitos fatores que existem em nosso espaço real não existe lá.

Magic the gathering - Criação de estratégia e tática de controle de probabilidade. A meta é criar baralhos (decks) capazes de serem eficientes mesmo em cenários de imprevisibilidade.

Xadrez - Desenvolvimento do raciocínio lógico baseado em timing e observação.

Heart of Iron IV - Estratégia militar, política e geopolítica para se posicionar em um determinado objetivo. Seja de potência militar, econômica, idealista ou neutra.

Frostpunk \ Civilization - Gerenciamento de recursos, decisões morais e estratégia de expansão.

Forest \ Green Hell - Estratégia de sobrevivência, recursos, combate tático e observação.

Fallout 4 (Modo de sobrevivência) - Estratégia tática de gerenciamento de recursos para criação de assentamentos, produção de alimento, água e medidas preventivas de doenças. E tática de combate.

Capitalsm II - Estratégia de vantagem competitiva em mercado (Marketing), pesquisa de produto, desenvolvimento nos três setores: Produto próprio, atacadista ou mineração. Sistema de economia complexo com bolsa de valores.

Sniper Ghost Warrior 3 - Combate tático que exige gerenciamento de arsenal, análise tática de terreno, física realista de combate e definição de metas.

Desde da aplicação de táticas e teorias como pirâmide de Maslow, a regra de Pareto, as 5 Leis de Porter, os 4 PS do Marketing, o manual da Arte da Guerra de Sun Tzu e as inúmeras metodologias de outras origens mais.

A justificativa do uso da gamificação na educação é ter como prioridade através da simulação e do realismo, presente em alguns títulos, exigir do jogador a compreensão de antemão sobre planejamento, estratégia, tática e ações como base de desenvolvimento da performance que o leve ao sucesso definido.

Cada jogo acima não deve ser considerado como um passatempo apenas. E sim como uma forma de praticar o que se aprendeu em sala e aula. E assim teremos três benefícios:

  • Aprendizado pela prática em um ambiente simulado controlado;

  • Aprendizado pela diversão fixa muito mais o conteúdo;

  • A interação do game permite o aluno compreender na prática o que entendeu na teoria.

Como realizar o uso da simulação? Ainda que seja muito óbvio. As fases de planejamento, criação da estratégia, pesquisa e análise dos resultados são etapas que devem atingir seu ápice de forma atemporal enquanto você joga.

Imagine que você pegue o MTG (Magic the Gathering) para usar como simulador. Então quais são suas reflexões:

  • Aprender como se joga MTG;

  • Entender as vantagens e desvantagens em aplicar as táticas no MTG;

  • Os formatos do MTG que mais beneficiam sua habilidade;

  • Treinar as aptidões certas e composturas de um jogador de MTG;

  • Pesquisar diariamente sobre um termo chamado METAGAME (Definição de temporada de jogo).

Essa fase inicial se chama coleta. No artigo sobre as fases de Estratégia falei sobre as 3 fases que se compõe a criação de estratégia.

Depois que você conhecer os detalhes e informações essenciais, vai trata-las de interpretar conforme identificar o que é benefício ou não para sua estratégia pessoal. Nesta fase chamamos de tratamento.

E quando finalmente entender a proposta do MTG, definir o objetivo que o MTG traz. Irá criar a estratégia com a única meta de desenvolver a melhor fórmula de adquirir o objetivo bem e eficiente.

Durante a fase de estratégia, qualquer jogo que você pense, mesmo os que não foram aqui listados, possuem estratégia. Desde de um jogo de tiro à um típico de luta. Se sabemos por definição que toda estratégia tem o objetivo de solucionar problemas, cada game tem o seu problema.

Os benefícios que há para o aluno e o professor são:

ALUNO:

  • Aprendizado baseado em exercício prático;

  • Desenvolvimento de aptidões baseado em eventos randômicos;

  • É colocado à prova a criatividade;

  • É possível ter um ambiente de testes para diversas estratégias;

  • É uma forma de aprender enquanto relaxa.

PROFESSOR:

  • É uma ferramenta para gerar questões que desafiem os alunos;

  • Torna-se viável certas dinâmicas que exigem complexidade;

  • É parte da didática oferecer uma visão ao aluno que terá que optar por decisões enquanto é protagonista do jogo.

SOBRE O AUTOR.

Rafael Junqueira é Professor, CEO e Diretor de Marketing da Junqueira Consultoria. Publicitário e especialista em Marketing Digital e Marketing de Relacionamento. Possui mais de 8 anos em experiência em Marketing Jurídico, autor de mais de 80 artigos. Pós graduado em Adm. de Marketing e Comunicação Empresarial (UVA), Marketing de Relacionamento (IBMEC), Gestão de Riscos em Marketing Digital (ESPM).

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE MARKETING JURÍDICO

Especialização para estudantes, profissionais de Direito, Marketing e Publicidade que foca em conteúdo prático aliado com bases da teoria utilizando métodos de ensino que permita o aluno desenvolver a capacidade de compreensão única e fundamental para entender Marketing e aplica-lo em Marketing Digital, Jurídico, Publicidade, Copywriting e criação de anúncios. Dividido em módulos, o aluno tem opção de fazer o curso completo ou por partes. 100% Online, com material do aluno (Apostilas c/ aprox. 100 páginas) por módulo, grade curricular e calendário.

Consulte o nosso site:

www.junqueiraconsultoria.net.br/cursos

ARTIGOS AUXILIARES

A arte da Guerra e os 4 PS do Marketing

Pirâmide de Maslow: 5 Categorias de Necessidades

Política de Marketing: Compreendendo o Talento Estratégico