Importância da Pesquisa de Mercado
A identificação do tipo de mercado em que se quer atuar é um pré-requisito para que o negócio ganhe vida e para que se mantenha. Um dos fatores que mais são influenciados com a existência de uma pesquisa de mercado são quando exploramos as ideias (Insights). Só podemos produzir soluções, sermos criativos quando termos a definição do nosso objetivo.

Por exemplo como aplicação da pesquisa de mercado, qual é a importância da empresa Pantone divulgar todo final de ano, qual será a cor tendência do ano seguinte? A economia é fundamentada em fatos e esses fatos são os que movem as transações do mercado. O impacto da cor que será uma tendência não é escolhida a dedo. É realizado durante o ano conforme o seu uso vai construindo uma base de influência. As cores que mais geraram envolvimento em uma publicação, as cores que mais fizeram as pessoas ficarem agressivas e por aí vai.
Essa mesma pesquisa é capaz de revelar o seguinte:
Tendências passageiras ou duradouras;
Hypes ou virais;
Top ou Influencers;
Mercados híbridos;
Mercados novos;
Novos players (empresas\concorrência);
Oportunidades e parcerias;
Timing e ritmo de venda.
Como é realizada?
Toda pesquisa é basicamente um levantamento de fatos. Então a pesquisa de mercado compõe uma infraestrutura de avaliação do ambiente e objeto de estudo. Para identificar as oportunidades é preciso entender se a oportunidade existe, como existe, quais as condições em que essa oportunidade é uma oportunidade, quando significa desvantagem, em quais condições a oportunidade se torna potencial.
A pesquisa de mercado não ocorre apenas para o período de pré-fase de planejamento de um produto ou de uma empresa, por isso é tão complexo pensar em uma estrutura de negócio e mantê-la por vários anos. A pesquisa de mercado é um subitem do Planejamento de Marketing, que por sua vez, é uma atividade incessante e rotineira, podendo acompanhar várias etapas do negócio:
Lançamento do negócio, do produto\serviço;
Anúncio;
Gestão de Crises;
Expansão comercial e mercado;
Manobras comerciais;
Efetivação de parcerias;
Ações internas;
Aumento de vendas.